sexta-feira, 28 de novembro de 2008



"A arte se integrou ao ciclo da banalidade. Ela voltou a ser realista, a desejar a restituição da reprodução clássica. A arte quer cumplicidade do público e gozar de um status especial de culto, situação prefigurada nas sinfonias de Gustav Mahler. Claro que há exceções, mas, em geral, os artistas se renderam à realidade tecnológica. Desde os ready-mades de Marcel Duchamp, a importância da arte diminuiu, porque a obra de arte deixou de ter um valor em si. Os signos soterraram a singularidade. Os artistas se submetem a imperativos políticos, e não mais seguem ideais estéticos. A arte já não transforma a realidade e isso é muito grave."


Jean Baudrillard

Terreno em Construção !

Universidade Federal de Uberlândia

Moção de repúdio à todas as ações repressivas da Segurança da UFU


Nós, estudantes da Universidade Federal de Uberlândia representadospelas respectivas entidades DA`s, CA`s, DCE e independentes, queremosmostrar nossa indignação e repúdio por todas as ações repressivas dasegurança desta instituição.
Entendemos que a segurança da UFU serve unicamente paraproteger a comunidade acadêmica da violência externa e interna econtra roubos e depredação. No entanto, os estudantes têm sidoabordados cotidianamente com ações repressivas e de censura no queconcerne à divulgação de idéias políticas, culturais, socialização emovimentos sociais. Estas ações têm acontecido cotidianamente epossuem claras demonstrações de racismo, preconceito e reacionarismopor parte da segurança.
Nos proíbem de distribuir panfletos sem antes passar pelacensura. Os estudantes não podem mais transitar à noite no Campus, háinúmeras restrições quanto às festas noturnas e agora não podemos maisnem divulgar nossas idéias políticas e culturais sem sermosreprimidos.
Neste momento em que passamos por uma grave crise econômicamundial é de suma importância a conscientização política constante detodos os trabalhadores da educação e estudantes sobre os ataques dogoverno seja com cartazes, faixas, panfletos, zines, debates,assembléias, etc.
Apelamos para a Constituição Federal de 1988 (a maisdemocrática até então: art. 5o, IX e art. 220, § 2º) que nos garante aliberdade de expressão por entendermos que não estamos vivendo numregime ditatorial. Sendo assim, a censura arbitrária SE tornainadmissível.
Exigimos da reitoria uma ação imediata para que sejareestabelecida e garantida a liberdade de expressão no meio acadêmico. EXPRESSÃO ESTA QUE DEVESER RESPEITADA POR QUALQUER GESTÃO QUE ASSUMIR A REITORIA.



Assinam esta moção:
CA`s: História, Teatro, Matemática, Filosofia.
DA`s: Geografia, Letras, Pedagogia.
DCE - ADUFU - SINTET - MEPR - Movimento Estudantil PRÁXIS - Juventude PSTU - Juventude PSOL - Movimento independente “Arte pela Arte”.

A . TUA . AÇÃO !



O QUE VOCÊ PRODUZ ?

Luana MagreLa
(Artes Visuais)
.