terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Programa de Gestão da Chapa ATUAÇÃO Eleições DCE - UFU 2009

A proposta que segue abaixo tem como objetivo fundamental apresentar os campos de ação que podem ser as causas que a nova gestão DCE UFU sustentará na busca por um movimento estudantil que atenda os preceitos das ações que edificam o gênero humano e atenda a diversidade no interior da vida estudantil Universitária. ...conscientes da consciência crítica de mundo que possuímos e, agindo como sujeitos que reconhecem as responsabilidades que recaem sobre a gestão de interesses diversos...

Propomos aqui um modelo de gestão que atenda os múltiplos interesses que existe em nossa universidade – sabemos que o humano é uma complexidade. É difícil agradar a “Gregos e Troianos”, mas, possível é agradar o homem, a mulher, e a criança quando a proposta é clara, sincera e transparente. Nessa perspectiva é que iniciamos uma parceria com vários seguimentos da UFU e dentre estes seguimentos, os primeiros que a nossa chapa recorre são os CA’s e DA’s que até hoje, nas relações que travamos, encontramos “companheiros” de causas comuns – agora convidamos os CA’s e DA’s para juntamente com demais pessoas e seguimentos independentes UFU articularmos uma Chapa à altura do senso crítico dos alunos da nossa Universidade – tal chapa concorrerá às eleições para gestão do DCE-UFU 2009 (eleições dia 10-12-09).Propomos um encontro maior, onde possamos fechar uma parceria fundamentada nas causas comuns em que acreditamos e, depois de avaliar a situação e ver até onde podemos levar a possível parceria rumo ao DCE – UFU – aí quem sabe podemos fechar uma forte parceria rumo a realização dos projetos e programas que serão desempenhados segundo a construção que reivindica os alunos da Universidade Federal de Uberlândia....para conseguir cada vez mais excelência diante do saber humano, da tecnologia, do mercado, da arte e até mesmo da vida que ainda não encontrou o paradigma...Estamos fazendo tal proposta consciente dentro de um processo também consciente.

DA PROPOSTA:

1 - Questões políticas de interesse geral dos alunos UFU
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/questes-polticas-de-interesse-geral-dos.html

2 - Articulação da política de Esportes
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/2-articulao-da-poltica-de-esportes.html

3 - Ciência e tecnologia a serviço do estudante, do bem acadêmico e da sociedade civil
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/3-cincia-e-tecnologia-servio-do.html

4 - Arte e Cultura
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/4-arte-e-cultura.html

5 - Da política de assistência estudantil
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/5-da-poltica-de-assistncia-estudantil.html

6 - Da Calourada
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/6-da-calourada.html

7 - Campus PONTAL - Atuação no Pontal
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/campus-pontal-atuao-no-pontal.html

8 - Transporte Gratuito Inter Campi - UFU
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/campus-pontal-atuao-no-pontal.html

9 - EXATAS – HUMANAS – BIOMÉDICAS _ Unidade Estudantil – Unidade na idéia de Humanos que somos
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/exatas-humanas-biomdicas-unidade.html

10 - Multas na biblioteca
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/multas-na-biblioteca.html

11 - Enfim ATUAÇÃO
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/enfim-atuao.html


APOIO :

O QUE É DCE ? - Thiago Pacífico A.A.A. Engenharia
http://chapaatuacao.blogspot.com/2008/12/o-que-dce.html

1 - Questões políticas de interesse geral dos alunos UFU

Sobre as questões políticas que envolvem todos os alunos da UFU (ex. ENADE, POLÍTICA DE COTAS, REUNE, Parcerias Públicas Privados, UNE etc.) e outros eventos de envergadura política similar serão tratados em Assembléia Geral dos Estudantes da UFU. – A Assembléia Geral é espaço de maior soberania dos alunos UFU, portanto, interesse geral dos alunos UFU encaminha em Assembléia Geral Estudantil (AGE) - Evitaremos que as decisões de questões fundamentais que envolvem os estudantes sejam decisões de pequenos grupos. Vamos decidir a postura do movimento estudantil da UFU face às questões de interesse geral dos estudantes somente em Assembléia Geral. Na Assembléia Geral todos os alunos podem decidir o que é melhor para todos – respeitando a participação direta de todos aqueles que queiram decidir sobre o que diz respeito a si mesmo e, ao mesmo tempo melhor para o todo a volta.
1.1 A promoção da participação dos CA’s e DA’s nas executivas nacionais de cursos será também articulada por nossa gestão

2 - Articulação da política de Esportes

Buscar apoio verdadeiro da DIESU via projeto auto-consistente.Esporte na calourada também é parte do conjunto das nossas ações.· Salas para as atléticas· Ampliação das atléticas para o máximo de cursos possíveis (objetivo - fortalecimento do esporte dentro da perspectiva educacional acadêmica)· Reconhecer as atléticas como sujeitos de direito e deveres dentro do conselho de CA's e DA's (Justificativa – todo seguimento estudantil organizado deve ser reconhecido com igualdade de direitos e deveres diante das instâncias estudantis da UFU, podendo as mesmas votarem e serem votadas no interior do conselho de ca’s e da’s)
Nossa Chapa apóia a LIGA DAS ATLETICAS porque acreditamos na força que traz o esporte. Todos nós queremos ver o esporte acontecer fortemente em nossa Universidade, sendo assim, não pouparemos esforços ao apoiar a Liga das Atléticas.

3 - Ciência e tecnologia a serviço do estudante, do bem acadêmico e da sociedade civil.

Fortalecimento e ampliação da pesquisa científica nos vários cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Objetivo – Fomentar e apresentar as inovações cientificas desenvolvidas no interior da nossa universidade que na verdade é de grande relevância para a melhoria da vida do homem em geral – seja na indústria, no comércio ou no meio social. Pesquisa cientifica nos cursos de exatas, humanas e biomédicas - Justificativa – a pesquisa cientifica deve ser valorizada e disseminada dentro dos projetos desenvolvidos por alunos e professores por se tratar de um fim declarado da nossa Universidade.· Projeto expansão dos PET ' s (Justificativa – os Pet's são fundamentais na organização da pesquisa cientifica estruturada no meio acadêmico e não podemos deixar de fomentar o que já existe – existem muitos cursos que ainda não possui um PET, portanto nossa proposta é fomentar a criação de Pet's naqueles cursos que ainda não os possui)· A calourada receberá um novo tópico: A saber: Ciência e Tecnologia – aqui fecharemos parcerias com departamentos, CA's, DA's e seguimentos internos e externos da UFU que apóiam o desenvolvimento da pesquisa científica.

4 - Arte e Cultura

Grande desafio é a valorização da arte e da cultura. Arte e cultura estão para o bem estar do homem, isso é inegável. Existem hoje no interior da nossa universidade vários grupos que trabalham com arte e cultura – a proposta da Chapa aqui é canalizar a produção artística e cultural existente no interior da Universidade Federal de Uberlândia e vinculá-las com projetos de extensão - pretendemos valorizar o trabalho artístico e cultural produzido no interior da nossa Universidade e beneficiar a estrutura social Uberlandense e da região, cumprindo assim um dos papeis da extensão universitária tão importante para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e do ser humano de um modo geral. Contamos hoje com recursos aprovados pela DIRES junto ao governo Federal – podemos angariar parte desse recurso via projeto para desenvolvimento artístico cultural, afinal, precisamos de casa, comida cultura e arte.

A coordenadoria de cultura da chapa Atuação tem como objetivo principal divulgar as produções artísticas de caráter independente. Essa divulgação será concretizada através da proposta de efetivamente integrar a comunidade universitária, sempre tendo em vista as especificidades e diversidade dessa comunidade, sendo que, essa proposta não se restringe a um grupo fechado e restrito. Mas outrossim, pretende abarcar, enquanto espaço a ser construído pela comunidade universitária, as necessidades intrínsecas de cada grupo. Pois, se os interesses dos grupos são muito diversos são _ por isso mesmo _ aqui entendidos como de valor inquestionável e de igual importância para a formação acadêmica e social dos diversos grupos de nossa comunidade universitária.
Com isso, objetivamos mostrar à todos os alunos que é possível o fazer arte de forma independente e articulada, agregando valores e iniciativas diversas, mesmo sem o apoio da grande mídia.
Atualmente aqui no contexto local contamos com uma grande rede midiática formada por jornalistas, artistas ou simplesmente amantes da arte, o que nos possibilitará uma maior comunicação com grupos artísticos de outras Universidades, facilitando a divulgação do nosso trabalho e a troca de experiência. Esta troca já vem sido realizada por alguns alunos, mas de maneira modesta e sem nenhum apoio. Faltam espaço dentro da UFU, divulgação, e união dos próprios artistas. Acreditamos que os eventos, hoje reduzidos a mero entretenimento, devam ser parte fundamental para a efetivação desse processo de fomento, criação de público e reconhecimento da arte local.

5 - Da política de assistência estudantil

Em tempos remotos falavam da construção da moradia estudantil, em tempos remotos falavam do aumento do número de bolsas auxilio moradia e da criação de bolsas auxilio moradia. Hoje temos 100 Bolsas auxilio moradia no valor de 100 reais para aqueles colegas que não possuem condições de se manterem na UFU – não possuímos nenhuma bolsa moradia. 100 reais já é alguma coisa, mas, na verdade não resolve o problema. O que fazer para resolver esse problema? A resposta são as mais diversas. A nossa proposta para resolver a questão histórica da moradia e da assistência estudantil de modo geral é a seguinte: A UFU possui cerca de 15 mil alunos. Não podemos decidir questões tão relevantes dentro de um grupo de poucos alunos, não é uma gestão de DCE e nem um conselho de CA's e DA's que resolverá o problema da assistência estudantil na UFU. Nós acreditamos que a instância maior do movimento dos estudantes da UFU é que deve encaminhar a solução para esse problema latente e que já deveria ter sido resolvido a muito tempo se não existisse a inversão de prioridade de certas gestões de DCE e de Reitoria, que no mais das vezes não cumprem o discurso declarado na hora da campanha. Portanto, Convocaremos uma Assembléia Geral dos Estudantes da UFU no início da nossa gestão e a Assembléia Geral será pela primeira vez a voz legitima dos estudantes que encaminhará a questão da Assistência Estudantil que nos alunos acreditamos – Aí teremos o inicio de um dia sem manipulação – toda força de decisão aos estudantes na Assembléia Geral pela assistência estudantil de fato na UFU - no tocante a assistência estudantil é isso que nossa chapa propõe.

6 - Da Calourada

A Calourada não é espaço de apresentação de uma parte da universidade, ao contrário, a Calourada deve representar todas as vertentes culturais, artísticas, esportivas e tecnológicas presentes no todo da universidade – acreditamos que isso é a função de uma Calourada de verdade. O que se tem feito nos últimos 5 anos é brincar de fazer Calourada. O que propomos como projeto de Calourada é uma verdadeira articulação de todas as forças culturais, artísticas, esportivas e tecnológicas existentes no interior da nossa universidade e que serão bases da Calourada construída por nossa gestão.Uma Calourada onde teremos vários gêneros musicais – Foro, Sertanejo, moda de viola, rock, metal e experimental. Alem disso teremos intervenções cênicas, instalações voltadas para as artes visuais. Montaremos um grande festival no melhor modo Universitário e teremos uma Calourada a altura da nossa diversidade dentro de uma unidade – a vida acadêmica. Isso é somente o que deveria ser feito desde o início da primeira Calourada – nos últimos cinco anos os grupos que assumiram o DCE não tiveram a responsabilidade para fazer ou não souberam como fazer uma Calourada que atenda as múltiplas vontades. Nós contamos com um corpo de alunos presente em nossa chapa que sabe o que fala e o que pode ser feito – adquirimos experiências na prática e não em teorias que não se aplicam na realidade em que vivemos. Portanto podem confiar que essa é a nossa proposta de pés no chão e dentro daquilo que é perfeitamente possível. Na Calourada teremos uma semana de atividades – os três últimos dias, durante a noite é o momento das festas com bandas, apresentações artísticas como performances, exposição tecnológica, esportes etc. Podemos separar as noites por gêneros musicais onde teremos uma noite no melhor estilo Sertanejo/Foro, uma noite no melhor estilo moda de viola/Música eletrônica e uma noite no melhor estilo Experimental/Samba – Faremos na calourada uma bela olimpíada interna da UFU - nesse sentido acreditamos que atenderemos a diversidade musical-cultural, esportiva e tecnológica presente nos principais seguimentos dos estudantes da nossa universidade.

7 - Campus PONTAL - Atuação no Pontal

CAMPUS PONTAL – Entrou em funcionamento a cerca de dois anos – Não conta com a dignidade de um Campus pertencente a uma universidade da altura da UFU – Alguns dizem que é porque está no começo e que todo começo é assim – de fato acreditamos que todo início é difícil, mas, as primeiras ações reverberam por toda uma vida, como a criança a receber as primeiras influências. A realidade da Universidade Federal de Uberlândia é completamente diferente da realidade vivida no Pontal (extensão da UFU?).
Nós da Chapa Atuação, se formos eleitos jamais desprezaremos os nossos colegas alunos do Pontal. Acreditamos que os estudantes do Campus Pontal são autônomos em suas ações e merecem ter uma Coordenadoria Executiva (DCE) independente da Coordenadoria Executiva (DCE) UFU – Uberlândia. Dizer que o Pontal merece tal Independência não significa distanciamento, ao contrário, seremos parceiros nas Lutas via acordo debatido e entendido claramente – Ressaltamos que não houve um debate entre os estudantes da UFU-Uberlândia e os alunos do Campus-Pontal – Nossa proposta é estabelecer a força para os estudantes da UFU Pontal segundo as suas necessidades e, quem sabe o que é melhor pra si e quem mora na própria casa. Não queremos que os alunos do Campus Pontal sejam vistos como colégio eleitoral (distrito eleitoral) dos alunos da UFU Uberlândia.Portanto, ao chegarmos a direção do DCE_UFU_Ubêrlândia o primeiro passo é ajudar os colegas do Pontal a organizar a casa (casa parceira) – Vamos criar o DCE “Independente” do PONTAL. Essa é a proposta mais coerente diante do caráter libertário da nossa chapa.

8 - Transporte Gratuito Inter Campi - UFU

Sabemos que alguns alunos do Umuarama assistem aulas na Educa e no Santa Mônica. Alunos do Santa Mônica assistem aulas na Educa e no Umuarama. Alunos da Educa Assistem aulas na Santa Mônica e no Umuarama. Diante dessa situação perguntamos: A UFU é responsável por garantir transporte gratuito para esses alunos? A resposta que chegamos á luz das normas vigentes na UFU e no nosso país é que a UFU é responsável por garantir esse transporte – no mais, o conhecimento não pode ter fronteiras tão débil e boçal, a biblioteca do Santa Mônica possui livros que o Umuarama não possui e vice-versa – com o transporte livre entre os CAMPI - UFU o conhecimento e os contatos se ampliarão – Temos aqui mais uma bandeira.

9 - EXATAS – HUMANAS – BIOMÉDICAS . Unidade Estudantil

Unidade na idéia de Humanos que somos

Nossa chapa quer a unidade estudantil – Acreditamos que as EXATAS, as Humanas e as Biomédicas são áreas do conhecimento humano que se completam. Não reconhecemos os pré-conceitos classistas e pré-conceitos estabelecidos por áreas do conhecimento – acreditamos que o humano é uma unidade – isso defenderemos.

10 - Multas na Biblioteca


Nossa luta é para não prejudicar aqueles que precisam tirar livros emprestados na biblioteca.
Nossa luta é para não impor multas para aqueles que não possuem condições de paga-las.
Não queremos ver a nossa biblioteca como fonte de arrecadação de verbas para as políticas da UFU – Isso não se faz com as obras de uma biblioteca.

11 - Enfim Atuação


"O QUE VOCÊ PRODUZ?"

O que você têm pra nos mostrar?
O que você produz dentro da Universidade?
Como estão sendo trabalhados seus conhecimentos?
O que você sabe e como você passa seu conhecimento, suas experiências para seus amigos e colegas dentro e fora da Universidade.

Estimular nos eleitores o questionamento de qual é a relação dele dentro da Universidade e na sociedade
Lembrando que, até agora nos encontramos como ilhas. Cada Curso vive no seu mundo. Ninguém preocupa com o outro.

E no atual momento.. com todas as situações, as repressões, precisamos que todos os alunos se conscientizem, que nós alunos devemos trabalhar para nós, cada um em seu curso mas sempre com uma mão disponível.

Todos devem se sensiblizar de que sozinhos, não somos tão capazes.Com a ajuda de todos as coisas fluem mais rápido, e os resultados de nossos trabalhos chegam mais rápido nas nossas mãos.
De pouco em pouco, vamos tentar reconstruir, utilizar o que é nosso. Os investimentos que são para nós!

Com pouco podemos fazer muito!

PODEMOS IR LONGE!

Conto com a ajuda, a força e a alegria de todos.

MEMBROS:

Abraão José LETRAS - Coord. Geral
Alexandre Gomes HISTORIA - Coord. de Ciências Humanas
Aline Romani HISTORIA - Coord. de Eventos e Cultura
Ana Marina FILOSOFIA - Coord. de Assistência Estudantil
André Cavalcante HISTORIA - Coord. Formação Política
Barbara Figueiredo C. SOCIAIS - Coord. de Eventos e Cultura
Breilla Zanon ARTES VISUAIS - Coord. de Eventos e Cultura
Bruna Custódio MED. VETERINÁRIA - Coord. de Ciências Biomédicas
Bruna Simões GEOGRAFIA - Coord. de Organização
Bruno Rosa GEOGRAFIA - Coord. de Eventos e Cultura
Cassio Dias C. SOCIAIS - Coord. de Eventos e Cultura
Diego Calabria ARQUITETURA - Coord. de Finanças e Patrimônio
Fabio Lamônoco FILOSOFIA - Coord. de Pesquisa e Extensão
Flavia Pinheiros PEDAGOGIA - Coord. de Eventos e Cultura
Giordano Nadu C. ECONOMICAS - Coord. de Finanças e Patrimônio
Gustavo Santos C. COMPUTAÇÃO - Coord. de Ciências Exatas
Heber Luiz C. SOCIAIS - Coord. de Comunicação
Isabela de Castro FILOSOFIA - Coord. de Organização
Leon Aguiar LETRAS - Coord. de Comunicação
Luana Fidêncio LETRAS - Coord. de Finanças e Patrimônio
Luana Santana ARTES VISUAIS - Coord. de Comunicação
Luciano Silva FILOSOFIA - Coord. de Pesquisa e Extensão
Luiz Gustavo GEOGRAFIA - Coord. de Ciências Humanas
Natália Oliveira ARTES VISUAIS - Coord. de Comunicação
Mariana Souza C. BIOLOGICAS - Coord. de Ciências Biomédicas
Raphael Faria FILOSOFIA - Coord. de Eventos e Cultura
Txapuã Vasconcellos GEOGRAFIA - Coord. Geral
Walter Guimarães C. COMPUTAÇÃO - Coord. de Ciências Exatas