terça-feira, 2 de dezembro de 2008

4 - Arte e Cultura

Grande desafio é a valorização da arte e da cultura. Arte e cultura estão para o bem estar do homem, isso é inegável. Existem hoje no interior da nossa universidade vários grupos que trabalham com arte e cultura – a proposta da Chapa aqui é canalizar a produção artística e cultural existente no interior da Universidade Federal de Uberlândia e vinculá-las com projetos de extensão - pretendemos valorizar o trabalho artístico e cultural produzido no interior da nossa Universidade e beneficiar a estrutura social Uberlandense e da região, cumprindo assim um dos papeis da extensão universitária tão importante para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e do ser humano de um modo geral. Contamos hoje com recursos aprovados pela DIRES junto ao governo Federal – podemos angariar parte desse recurso via projeto para desenvolvimento artístico cultural, afinal, precisamos de casa, comida cultura e arte.

A coordenadoria de cultura da chapa Atuação tem como objetivo principal divulgar as produções artísticas de caráter independente. Essa divulgação será concretizada através da proposta de efetivamente integrar a comunidade universitária, sempre tendo em vista as especificidades e diversidade dessa comunidade, sendo que, essa proposta não se restringe a um grupo fechado e restrito. Mas outrossim, pretende abarcar, enquanto espaço a ser construído pela comunidade universitária, as necessidades intrínsecas de cada grupo. Pois, se os interesses dos grupos são muito diversos são _ por isso mesmo _ aqui entendidos como de valor inquestionável e de igual importância para a formação acadêmica e social dos diversos grupos de nossa comunidade universitária.
Com isso, objetivamos mostrar à todos os alunos que é possível o fazer arte de forma independente e articulada, agregando valores e iniciativas diversas, mesmo sem o apoio da grande mídia.
Atualmente aqui no contexto local contamos com uma grande rede midiática formada por jornalistas, artistas ou simplesmente amantes da arte, o que nos possibilitará uma maior comunicação com grupos artísticos de outras Universidades, facilitando a divulgação do nosso trabalho e a troca de experiência. Esta troca já vem sido realizada por alguns alunos, mas de maneira modesta e sem nenhum apoio. Faltam espaço dentro da UFU, divulgação, e união dos próprios artistas. Acreditamos que os eventos, hoje reduzidos a mero entretenimento, devam ser parte fundamental para a efetivação desse processo de fomento, criação de público e reconhecimento da arte local.

Um comentário:

A.R. disse...

Demais!!!!!!!!!!!!!!!
dia 10/12, leve sua identidade e vote chapa 2!!!!!!!!!!